sábado, 20 de junho de 2009

Samba tecnológico é o swing da Osklen para esta temporada 2009/10

_ Osklen
A Osklen trouxe o samba como tema principal (juntamente com o convite vinha uma serpentina) e explorou todo o brilho do dourado em peças confortáveis juntamente com os característicos tecidos tecnológicos que a grife tanto gosta.
Desta união surgiram transparências no branco e em tons vibrantes em blusas e bermudas mais larguinhas para eles e para elas.
Elas ainda ganham vestidos com muito brilho, metalizados e pedrarias, além de mistura de estampas.
Para os garotos sarja de algodão em calças saruel, com a barra virada e camisas mais justas.

As celebridades da Colcci

_ Colcci
Com um clima de praia no ar, a Colcci trouxe novamente Gisele Bündchen e, agora para acompanha-la o modelo Jesus Luz, suposto namorado de Madonna, além do ator Rodrigo Hilbert.
Mas vamos falar em moda, que é o que nos interessa, ainda mais em se tratando de uma grife que trabalha lindamente o jeans, como nos modelos destroyed com tom rosa e fundo azul, para eles e elas em bermudas soltinhas ou no estilo saruel, calças mais curtas com a barra enrolada e macacões, tudo bem confortável e leve.
Os delavès também seguiam esta linha despojada em shortinhos, calças cigarrete com a barra enrolada e detalhes em xadrez.
Os shorts ainda vieram na sarja branca com o bolso interno aparecendo e a barra desfiada no modelo com blusa desfiada usado por Gisele. Ela ainda encerrou o desfile com uma calça super estilosa com beneficiamento dourado e resina, além de costuras brancas.
Para completar a coleção, delicados vestidos no xadrez, blusas com babados, além de calças e camisas em nylon para eles.
Uma coleção leve, moderna e com a cara do verão.
Fotos: GJ

Paixão por Moda é assim a 27ª edição - São Paulo Fashion Week

Luzes, câmeras, ação!!!! Tem início mais uma edição do maior evento de moda da América Latina, o SPFW, que desta vez está comemorando o ano da França no Brasil com o tema Passion (Paixão) declarando seu amor pelo berço da moda no mundo e trazendo muitas novidades como a exposição de looks de estilistas franceses (aberta ao público) e uma homenagem a top brasileira Bethy Lagardère, que fez sucesso na França nos anos 70 e até hoje mora em Paris.
"Nós somos aqueles que pavimentam a longa estrada para que toda a indústria entenda que a moda não é só roupa, mas sim, construção de design, tecnologia, inovação", comenta Paulo Borges.
Entre os dias 17 e 22 de junho 40 grifes, entre moda praia, feminina e masculina irão apresentar suas coleções para o verão 2010 em uma edição, que segundo Paulo Borges, recebeu maior investimento. "No ano em que todos falam em crise, realizamos a maior SPFW, com muito planejamento, criação e sonho", afirma Paulo.
E, podemos notar isso pelos corredores da Bienal, onde surgem enormes cortinas em tons violáceos entre espelhos com corações e o tema do evento, além de um lustre enorme invadindo os andares e, que lembra aqueles luxuosos modelos antigos franceses, mas que é feito de garrafinhas de vidro. É moda unindo a tradição com a modernidade da reciclagem.
Este é também o primeiro ano, que a Luminosidade, empresa de Paulo Borges, administra o Fashion Rio, com muitas críticas em relação à unificação das duas semanas de moda mais importantes do Brasil.
"Assumimos o Fashion Rio com desafios enormes, inclusive de convergências, mas o que importa é o que tem dentro de cada evento e não se serão iguais", diz Paulo.
"Temos que pensar na moda brasileira e, não somente na paulista ou carioca. Não se trata de modas regionais, devemos sim, colocar a nossa moda no mundo", finaliza Paulo.
Por Vanessa de Castro - jornalista de moda
Fotos: Equipe Guia Jeanswear

O que acontece nos lounges nesta edição primavera/verão 2009/10

Melissa
Pela décima quarta vez no SPFW, o lounge da Melissa é sempre um dos mais concorridos do evento. Agora, a sandália de plástico mais querida no Brasil completa 30 anos com muitas histórias para contar em nichos e vídeos dentro do espaço com look total anos 80, que vai dos macacões em ciré das hostess, aos néons, tons cítricos e trilha sonora do lounge.
Havaianas
Desta vez a empresa dispensou seu espaço e resolver inovar com uma instalação artística com 600 pares que formam uma Havaianas gigante.Nova Schin
O bar da Nova Schin que há quatro edições faz sucesso dentro do SPFW, buscou inspiração no Favela Chic, uma das casas mais badaladas de Paris, onde é vendida a cerveja. E quem passar por lá pode degustar gostosas comidinhas francesas e ainda ganhar um CD com as melhores músicas do bar parisiense.
Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi mobiliza professores e alunos para colocar a mão na massa e vivenciarem na prática o que aprendem em aula. O ambiente clean, as cadeiras forradas por tecidos diferentes, alimentação do espaço, tudo foi elaborado por eles. Além disso, o lounge irá apresentar diversas palestras sobre o universo da moda.
Tam
Em um luxuoso espaço todo forrado por tecidos vermelhos em jacquard, veludo, abajur com franjas e bancos com tules, a Tam explora ao máximo o luxo francês, comemorando ainda 10 anos da rota para Paris. Quem passar por lá vai poder degustar incríveis comidinhas com toque francês e shows de can-can.
Oi
A empresa que patrocina o evento desde o ano passado criou um ambiente super colorido, onde serão apresentados bate-papos com a jornalista e consultora de moda Erika Palomino e o ator Cássio Reis. O site www.oimoda.com.br fará a transmissão ao vivo dos desfiles.
"A Oi valoriza o novo, o espírito criativo, a liberdade, ousadia, por isso patrocinamos o evento", afirma Flávia da Justa, diretora de comunicação da Oi.
Especial SPFW

Carlos Miele lança seu Jeans Premium

Carlos Miele não pára. Depois de criar a grife jeanswear M. Officer, com lojas por todo o Brasil e de fazer sucesso no segmento de alta costura nos EUA e Europa com lojas em Nova York e Paris, o estilista acaba de lançar no Brasil sua linha de jeans premium, Miele Denim.
O destaque desta nova linha é o conforto, a leveza, o caimento perfeito e a elasticidade do fio LYCRA® XFIT produzido pela Invista em parceria com os tecidos Tavex, e que está sendo lançado com exclusividade na América Latina, juntamente com a nova linha de Miele.
"Crio para valorizar as formas femininas e as mulheres que gostam de afirmar o corpo se identificam com o meu trabalho. Dentro dessa idéia, o tecido LYCRA® XFIT garante caimento perfeito, indo ao encontro do conceito Premium dessa coleção e me permitirá produzir no Brasil, um jeans que poderá competir em design e qualidade com as marcas internacionais importadas, para o nosso país", afirma Carlos Miele.
O tecido LYCRA® XFIT oferece liberdade de movimento de 360º graus, pois contém LYCRA® na trama e no urdume, esticando nas duas direções. Além disso, permite várias lavagens, sem deformar o tecido.
"O elastano no jeans vem crescendo a cada ano. Hoje, 60% dos Denins são produzidos com elastano", afirma Carolina Sister, diretora de marketing da marca do fio LYCRA® para América Latina.
"Além do toque macio, o tecido com LYCRA® XFIT traz excepcional conforto ao vestir e elasticidade multidirecional, que garante que o jeans acompanhe todos os movimentos do corpo", destaca Maria José Orione, gerente de marketing América do Sul da Tavex.
_Miele Denim
A linha Miele Denim criada e fabricada no Brasil pretende conquistar o mundo com modelagem skinny em lavagens mais tradicionais e sem muitas interferências, somente alguns puídos e pingos de tinta, sempre valorizando o conforto e o corpo da mulher.
"O stretch é uma tendência super forte no mundo e no Brasil principalmente, onde há uma preocupação muito forte com o corpo", diz Carlos Miele.
"É um grande prazer fazer essa parceria com a Tavex e a Invista, lançando a linha Miele Denim simultaneamente aqui, EUA e Europa", comenta Miele.
A linha Miele Denim pode ser encontrada nas lojas Carlos Miele do Shopping Cidade Jardim e na Rua Bela Cintra, 2.231, em São Paulo, em lojas próprias e multimarcas pelo Brasil.
Fonte: Guia Jeanswear

Line-up oficial do SPFW - primavera verão 2009/10

Sakina M'Sa - Estilista conhecida pelo cunho social ganhou exposição na SPFW

Natural das ilhas Comores, situadas entre Madagascar e Moçambique, Sakina M'Sa ficou conhecida por misturar moda e consciência social. Morando em Paris há mais de uma década, ela tem o apoio da prefeitura para continuar seus projetos, no bairro de Seine St Denis ou em outros lugares do mundo - como o Brasil. Convidada pela organização da SPFW, Sakina abrirá a exposição "Brasilópolis Jardim Paris", no dia 18de junho, no segundo andar da Bienal. Abaixo, confira cinco perguntas que a estilista respondeu para a MAG!:
Como foram seus primeiros passos na moda?
Sakina M’Sa – Eu andava com uma turma de amigos envolvida com música, teatro, artes plásticas. Eu já havia manifestado vontade de trabalhar com moda, mas a opinião deles era sempre desencorajadora: “Moda é uma coisa fútil e para gente rica!”. No entanto, minha ficha caiu. Para mim, através da moda eu poderia observar a política, a sociedade. Parecia que todas as artes se encaixavam nas roupas e adquiriam um sentido maior. A maneira de se vestir comunicava muitas coisas: o código social, a história de cada pessoa, de uma época. A meu ver, a roupa pode nos revelar a história do mundo. Descobri, então, que moda era vida.
[...]
E como foi seu começo em Paris?
Sakina M’Sa – Em 1992, fui para Paris com um diploma debaixo do braço e toda minha coragem para fazer estágio num ateliê. Mas, por questões burocráticas, o estágio não se concretizou. Como não tenho tempo a perder, em vez de esperar, resolvi trabalhar no lugar onde estou morando, em Seine St Denis, considerado um “buraco quente”. Arregacei as mangas e abracei a realidade do pedaço, propondo para os 20 jovens que estão reunidos comigo de montarmos um Atelier du Tissu Social [um ateliê do tecido social]. Em meio a todas as dificuldades de trabalhar com aquelas pessoas carentes, sinto uma imensa alegria, e nós nos divertimos muito. O projeto foi um sucesso e logo fui contratada pela prefeitura para continuar.
O que vocês produzem?
Sakina M’Sa – Na época, a cultura rap ganhava força e os garotos estavam loucos por tênis e roupas de grife. Começamos a trabalhar com esse conceito e a transformar roupas comuns em roupas que tenham uma marca, uma personalidade. Na medida em que a roupa vai sendo customizada e reciclada, ela adquire uma personalidade e um estilo, a “cara” de quem a veste. Eu gosto de chamar essa oficina de “couture sociologique” [costura sociológica].
Seus desfiles de prêt-à-porter no Louvre também são especiais...
Sakina M’Sa – Sim. Eu gosto de ter pessoas da rua na passarela. É nisto que reside o desafio: resolver uma modelagem, um moulage que caia bem em qualquer um. Valorizo muito a presença dessas pessoas no meu desfile e, com meu trabalho, procuro atingir estratos mais profundos, que extrapolam o mundano, as convenções, a carapaça social. Respeitar o ser humano com um contato social verdadeiro, uma troca digna, essa é minha proposta. Acredito que a beleza sempre emana do olhar do outro.
[...]
Como vai se desenvolver esse intercâmbio [entre Brasil e França, a ser apresentado durante a SPFW]?
Sakina M’Sa – [Sakina pega uma folha de papel e desenha dois vestidos brancos e os divide em duas partes] Uma parte do vestido vai ser montado em Paris e, depois, misturado com a metade desenvolvida em São Paulo, dando origem a uma nova peça, sempre de cor branca. As costureiras francesas vão trabalhar com técnicas como plissé e passe poil, e as brasileiras com fuxico, bordados, macramê e crochê.
A íntegra pode ser lida na MAG! Passion, nas bancas desde 17 de junho.
Ilustres visitantes. Foto: Rafael Cañas/ Ag. Fotosite
Exposição "Brasilópolis Jardim Paris"
QUANDO: de 17 a 22 de junho
ONDE: Prédio da Bienal, Parque do Ibirapuera, 2º andar
A entrada é somente para convidados do evento.
SPFW

Conheça um pouco da grande homenageada da SPFW - Bethy Lagardere

Do alto dos seus 1,80 metros, a mineira Bethy Lagardère já sabia qual seria o caminho a seguir. Filha do gerente do badalado Minas Tênis Clube, Elizabeth Pimenta Lucas aliava predicados imprescindíveis ao porte majestoso exigido às manequins da época. Depois de estrear na cena fashionista – ela desembarcou na França, em 1972 –, logo a moça debutava também nas mais importantes publicações do segmento.
Em Paris, trabalhou ao lado dos ícones da alta-costura, com exceção de Chanel, que preferia a silhueta esguia das nórdicas. Mas nem só de desfiles se fazia uma Top – era preciso encarar horas a fio de provas e trocas de roupas."Sentia falta da comida da minha mãe. Essa saudade invadiu a minha alma. A nostalgia dos aromas, da mandioca e do ora-pro-nóbis... Tudo me fazia pensar em Minas e em seus sabores. Onde poderia comer um pão de queijo? E a feijoada do sábado? Quiabo com carne moída... Onde encontrar? Não tinha a menor ideia. Sempre me orgulhei de ser mineira e brasileira. Os mineiros têm uma identificação forte com a sua cultura e são apaixonados por suas raízes. Temos orgulho de nossa gastronomia, de nossa literatura e poesia. Amamos nossos contos, nossas músicas e até mesmo nosso lado caipira".
Em 1977, quando estava no auge da carreira, conheceu Jean-Luc Lagardère, um dos homens mais ricos e poderosos da França, e tornou-se sua segunda esposa. O império de Lagardère compreendia nada menos que a Hachette Filipachi Médias, que publica as revistas Elle, Paris Match, Marie Claire e mais 220 títulos; a MATRA, que constrói mísseis, carros, ferrovias urbanas e sistemas aeroespaciais; o Haras d’Ouilly, que criava cavalos de corrida puro-sangue; e ainda parte considerável da EADS, empresa franco-germânica que fabrica o Airbus. Linda, rica e divertida, Bethy tornou-se o centro das atenções nas mais diversas esferas e lidava com a mesma desenvoltura com premiers, artistas e pessoas da moda. Sua elegância a fez mais conhecida. Não é sempre que dinheiro, poder e bom gosto caminham juntos, mas numa mulher como ela, tais características pareciam inseparáveis, a ponto dela ser apontada como diva até mesmo durante o Festival de Cinema de Cannes – e tudo por conta do modelito Cardin cor de cobre que vestia na ocasião. O burburinho foi saudado como entusiasmo: “Até que enfim um vestido!”. “Não sou narcisista. Mas nasci para fazer charme para um poste”, brinca.
Depois de 25 anos de um casamento idílico, em março de 2003, devido a uma complicação numa cirurgia relativamente simples, Jean-Luc faleceu subitamente, deixando uma fortuna de € 320 milhões. A exuberante locomotiva, acostumada a um mundo de viagens, almoços, jantares, estreias e festas, descarrilou. Bethy por pouco não abandonou à cena. Nessa fase, contou com o apoio de Nicole Wisniak, editora da lendária Egoïste, que havia perdido o marido e seu fotógrafo principal, Richard Avedon, no mesmo ano, e de outra grande amiga, Leila Menchari, a talentosa designer das vitrines da Hermès desde 1977. Para cuidar de sua tristeza, fechou as portas da casa em Paris e mudou-se para Tanger, no Marrocos. Por dois anos, cultivou um jardim, chegando a plantar 2 mil pés de hortênsias azuis por dia. “Achei que se pudesse cultivar a terra, e foi o que fiz esse tempo todo.”
O resultado é um jardim de sonhos, do qual ela tem verdadeiro orgulho. “Alguma coisa você tem que deixar, como uma marca feita em algum lugar e com prazer.” Nessa época, a mecha branca no cabelo, que resolveu deixar crescer em homenagem à memória do marido, tornou-se um registro de sua personalidade. Recuperada pelas flores, depois de fechar o inventário e se desvencilhar de toda e qualquer ligação com os negócios do marido, que atualmente são comandados por Arnaud Lagardère, filho do primeiro casamento de Jean-Luc, Bethy sentiu falta de outra terra: a sua. Comprometida com as luzes do espetáculo, Bethy Lagardère é a homenageada desta edição do São Paulo Fashion Week, que lhe dedicou a produção de um documentário inédito (“Bonjour Madame”) e a montagem da mostra que reúne peças garimpadas diretamente no seu closet. O zum-zum-zum rendeu ainda uma edição especial da MAG! Passion.
Fonte: site oficial SPFW

Quer ganhar uma viagem a Paris? Saiba como...

O site SPFW surgiu em 1999 como uma extensão natural do evento criado por Paulo Borges. Seu papel, como veículo oficial do maior evento de moda brasileiro, era concentrar todas as informações importantes sobre os desfiles: horários, locais, fotos, vídeos, press releases, etc.
Pouco tempo depois, a Luminosidade --empresa dirigida por Borges--, com olhar sempre atento às possibilidades de crescimento e inovação, decidiu que era hora de investir na criação de um conteúdo mais amplo. Notícias, lançamentos, e tendências passaram a fazer parte da cobertura diária do site, 365 dias por ano.
Em janeiro de 2007, este escopo foi ampliado ainda mais e o site se transformou num portal interativo com recursos avançados: fotos e vídeos integrais dos desfiles do SPFW, reportagens exclusivas feitas pela equipe da SPFW TV, cobertura extensiva dos desfiles internacionais, e o primeiro blog colaborativo de um grande veículo da imprensa nacional.
Neste ponto, o portal já havia se tornado totalmente independente do evento, mas ambos compartilhavam a marca fortíssima que nomeia o calendário oficial da moda brasileira. Percebemos que era hora do site ganhar um novo nome que refletisse este novo momento, mais independente e abrangente.
Para realizar uma mudança tão importante, não poderíamos deixar de contar com a audiência que nos ajudou a chegar até aqui. Criamos o concurso "AJUDE A ESCOLHER O NOVO NOME DO PORTAL SPFW" e queremos sua colaboração. Participe, sugira um novo nome para o portal e concorra a uma viagem para Paris com direito a acompanhante e, atendendo aos pedidos dos internautas, hospedagem de sete dias em hotel de categoria turística!
A promoção vai até o dia 22 de junho, último dia do São Paulo Fashion Week. Para concorrer, leia o regulamento completo, abaixo, e envie suas sugestões para o email concurso@luminosidade.com.br, colocando no campo assunto: O NOVO NOME DO PORTAL.
OBS> O nome sugerido não deve fazer referência a São Paulo Fashion Week ou ao Fashion Rio.
Fonte: site oficial SPFW