segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lino Villaventura Verão 2010 - 2011

Este post foi escrito por: André Rodrigues para FFW

Mais do mesmo em mais um desfile autoral, que orbita no fantástico universo particular de Lino Villaventura. Surpresa zero, afinal o estilista tem sido assim, alheio, há muitas temporadas.
Não podemos tirar de Lino o mérito de ser um criador absolutamente original, mas nesta temporada podemos amenizar esse título: os efeitos sanfonados nos looks, por exemplo, já foram feitos muitas vezes, e com muito mais vanguardismo e primor técnico, por estilistas como Issey Miyake em sua coleção "Pleats Please", do verão de 2001.
O desfile abre com uma promessa animadora de op art, em que as roupas se confundem com a passarela e vice-versa, mas o ânimo – ou melhor, a “Anima” da coisa – dura exatos quatro looks. O que vem depois é um combo (que poderia ter sido editado) das experimentações de Lino com tecidos nervurados, texturizados, amplos, fluidos, multicoloridos, pretos, brilhantes, translúcidos, luxuosos, glamourosos, teatrais.
Existe algo de África nas cores e nas cabeças que parecem turbantes, algo de festa junina nos patchworks, algo de Johnny Depp (nas lentes verde-água) interpretando o Chapeleiro Maluco em "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton. As referências de Lino são grandiosas _sempre foram_ e devem agradar sua ampla clientela de mulheres endinheiradas, peruonas, que gostam de ser notadas, comentadas, aplaudidas por onde quer que passem. Mas pra rolar essa conexão é preciso cair no buraco do coelho. Se joguem.

Cenografia: Graça Borges
Diretor de casting: Augusto Mariotti
Diretor de desfile: Paulo Borges
Produção executiva: Inez Villaventura
Stylists: Lino Villaventura e Regis Vieira
Make up & hair: Marcos Costa
Trilha sonora: Felipe Venâncio
Assista ao video do desfile:

Nenhum comentário: