terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Mercado da Moda

Hoje, a moda brasileira consagrou-se como um grande negócio, reconhecido internacionalmente. Podemos ilustrar o crescimento do setor observando o São Paulo Fashion Week, o maior evento do país que movimenta números crescentes de investimentos. Em 2005, os negócios geraram um total de 750 milhões de reais promovidos principalmente por compradores internacionais. Em 2006, a expectativa é de um bilhão de reais na venda de 18 milhões de produtos.
Empresários, estilistas e parceiros viram o investimento no evento crescer de R$ 600 mil com 21 grifes participantes, em sua 1ª edição, para R$ 6 milhões na 20ª edição, realizada em janeiro de 2006, com 51 desfiles, totalizando mais de R$ 180 milhões em investimentos diretos na produção e ativação do evento desde 1996.
O Brasil é o 6º maior parque têxtil do mundo. Toda a cadeia produtiva soma um total de aproximadamente 30 mil empresas. Em 2005, o mercado de moda no Brasil produziu 7,2 bilhões de peças e consumiu 1 milhão de toneladas de têxteis. O faturamento total do setor foi de US$ 32,5 bilhões e 1,65 milhão de empregos.
Em 2005, o investimento das 17,5 mil empresas que atuam na confecção de vestuário, meias e acessórios têxteis foi da ordem de US$ 103,6 milhões. A maior parte da produção está no Sul/Sudeste. Juntas, as regiões reúnem 86% da produção nacional. Observa-se, entretanto, um crescimento da participação do Nordeste – foi de 12% no ano passado.
As empresas de pequeno e médio porte representam quase 70% da produção, no entanto, a maior parte dos empregos do setor é gerada nas empresas de pequeno porte.
O recorte por público-alvo mostra que são as mulheres as grandes consumidoras de moda no país. A moda feminina responde por 41% da produção. Já o público masculino representa 35% do mercado. A moda infantil tem participação de 18% e a chamada moda bebê, apenas 5%.
Em 2005, o saldo da balança comercial foi US$ 684,17 milhões – o aumento foi de 4,11% em relação a 2004. As exportações totais chegaram a US$ 2,2 bilhões, um aumento de 5,8% comparado a 2004. Já as importações totais foram de US$ 1,51 bilhão – um crescimento de 6,68% em relação ao ano anterior, A participação brasileira no mercado mundial é de 0,4%. A produção anual de algodão pluma é de 1,3 milhão de toneladas.
Todos esses dados foram apontados pela pesquisa "O Mercado de Moda no Brasil – Vestuário, Meias e Acessórios Têxteis", produzida pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT www.abit.org.br), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil ww.apexbrasil.com.br).
Por: Morango Gomes

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