domingo, 28 de junho de 2009

Ronaldo Fraga dirige sua olhar para Disneylandia e para America Latina

Ronaldo Fraga propõe uma aproximação com a “riqueza cultural afetuosa e inesgotável” dos povos do nosso continente, para quebrar o complexo brasileiro de renegar a latinidade.
Ronaldo nos pega pela mão e nos leva a passear por uma Disneylandia latina que teimamos em classificar como “cucaracha”.
Na passarela, surgem mulheres vestidas de preto, com formas amplas e bordados de caveiras mexicanas, típicas da comemoração do dia “de los muertos”.
Nos cabelos, bolas pretas remetem às orelhas do Mickey.
Os sapatos são embrulhados com panos, no melhor estilo marmita.
O mesmo recurso é usado nos chapéus dos rapazes.
As fronteiras vão sendo abolidas conforme os bordados étnicos e coloridos vão se misturando às estampas, à medida que as peças vão se sobrepondo, criando uma babel de manifestações culturais.
O artesanato da Colômbia, os filmes argentinos, o carnaval pernambucano, os escritos de Borges, Drummond e Garcia Márquez, tudo se conecta.
As roupas tem sintonia com os desejos da estação e, de maneira geral, possuem uma amplidão continental: pantalonas largas e curtas, coletes, macacões, vestidos soltos. E uma riqueza de detalhes que hipnotiza o olhar.
Lindas as peças de algodão xadrez preto e branco, rebordadas com quadrados coloridos. Impossível não se divertir com as estampas de vilões da Disney (Maga Patalógica, Bafo de Onça, Irmãos Metralha), em tons pastel.
E o que dizer das peças recortadas a laser, como bandeirinhas?
Melhor do que ficar descrevendo os looks, é se deleitar com o visual, e decodificar seus significados: o colar de caveira que tem cabeça de Mickey, a cópia de relógio Rolex de tecido bordado, o colar de caixinha de chiclete.
Nos looks finais, as bandeiras dos países mescladas com os personagens de gibi.
O cenário, favelizado, fala sobre a quase destruição da cultura latino-americana, que resiste, apesar de tudo. Esta coleção, aliás, será apresentada também, dentro de um mês, na semana de moda colombiana, em Medelín.
Comunidade Moda
Fotos: Paulo Fernando

Nenhum comentário: