terça-feira, 23 de junho de 2009

Momentos marcantes na SPFW - tendencias atemporais

Mais do que crise mundial, brigas por convites, desfiles, passarela, flashes, celebridades, camarins, tops e estilistas tupiniquins...dois momentos me marcaram muitissimo neste SPFW, edição primavera-verão 2009/10. O reecontro com amigos e colegas de trabalho e a postura de vida profissional e propostas de dois ambientes: WGSN e Zigzague do Senac. É obvio que todo o circo montado na Bienal tem sua importancia frenética no mundo da moda, não duvido e nem questiono isso e é exatamente por esta importancia, que determinadas discussões acontecem paralelamente aos desfiles shows, que fazem com que acreditar na Moda e ser profissional desta área valham a pena.
No Zigzagueando Ronaldo Fraga mais uma vez desconstruiu e reinventou sua moda, me limito a simplificar este comentário, pois as explicações dele para cada coleção e a paixão com que exerce suas funções de criador não caberiam em rasas palavras, Ronaldo é pura emoção. É intenso, inteiro no que faz, é preciso ouví-lo para sentí-lo em suas viagens através da roupa.
Depois, num último suspiro de evento, já indo em direção ao vazio que precisamos de informação pelas proximas 24 horas pós evento, recebo um convite da Ximena, minha amiga do WGSN para participar de um projeto diferente, juntamente com o Iguatemi, Marcelo Rosenbaun, Kaka Vera e o Edgar do instituto Elos.
Nada mais nada menos que reconstruir os sonhos dos catarinenses em 10 dias, em julho agora, de 22 a 31 de julho, assim, simples assim, como eles disseram, com o melhor que voce tem a oferecer. Mas Giu...com muita elegancia, viu...dizia Edgar, sem assitencialismo, isso já caiu de moda, tem que ser com alegria, com o que voce tem de melhor, nada de grana também...isto vrá depois. Comecei a ouví-los e por quase duas horas fiquei envolvida e emocionada ao mesmo tempo em ver que dentro de um mundo tão improvavel, com numeros exorbitantes como na industria da moda, pudesse haver essa mobilização fashion em prol da vida, da beleza essencial que há em cada um de nós, transcendendo a roupa, a marca, o marketing, o todo...
Pensano em conexões, uma macrotendencia apontada pelo WGSN, criaram o projeto Oasis SC.
Uma colega jornalista simplificou a historia e chegou numa conclusão de que tratava-se uma mistura de lar-doce-lar com o facebook.
Todas as conexões podem ser feitas via internet, mobilizem-se, pois começo a olhar meus dias como profissional da moda com muitissimos novos olhos, totalmente revigorados com essa nova e real macrotendencia da moda. Conectar-se de forma util, inventiva e emotiva.
Dificilmente conseguirei passar em palavras tanta emoção, portanto, quem estiver interessado em saber mais sobre o Oasis SC ou sobre a palestra do Ronaldo Fraga, estaremos a disposição para um bate-papo fashion na MFP.
Enviem seus e-mails para giubrandao@yahoo.com.br
Em breve avisaremos sobre este novo formato de discutir e conectar-se com moda.
Serviços: http://www.oasisantacatarina.com.br/
Eu, Giu, a partir deste momento, torno-me uma guerreira sem armas, na linguagem de Kaka Vera, um indianista super fashion que vale a pena voce ter a honra de conhecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

A cobertura do SP Fashion Week esta fantastica. Parabens a toda a equipe do MFPeventos.
Adriana