Em seu primeiro evento nacional, a Covolan Jeanswear, juntamente com a Glow Tecido Plano (empresa do mesmo grupo) apresentaram na quinta-feira, dia 14, as tendências para o inverno 2009. O evento que aconteceu no Senac, em São Paulo, superou as expectativas e contou com mais de 800 participantes, em sua maioria, profissionais da área de moda que puderam conferir as palestras da gerente de marketing da Covolan, Telma Mendonça que abordou a importância de se conhecer o cliente, de Nelson Takeshi da Texpal, com a evolução no tratamento do Denim e as influências que permeiam as coleções jeanswear com Yeda Amaral, consultora da área. Segundo Telma, as empresas precisam conhecer o seu consumidor e ouvir a necessidade do mercado através de pesquisas.
Mulheres determinadas Hoje há um novo perfil de mulheres que estão na faixa dos 36 aos 50 anos e que não aceitam mais peças caretas, modelagens antiquadas e que se inspiram no filme Sex and the City. Elas não compram uma marca qualquer e buscam qualidade, sem pensar no preço. "O Brasil está envelhecendo de uma forma jovem", afirmou Telma.
Mulheres determinadas Hoje há um novo perfil de mulheres que estão na faixa dos 36 aos 50 anos e que não aceitam mais peças caretas, modelagens antiquadas e que se inspiram no filme Sex and the City. Elas não compram uma marca qualquer e buscam qualidade, sem pensar no preço. "O Brasil está envelhecendo de uma forma jovem", afirmou Telma.
O homem e o fio elastano - Os homens da atualidade preocupam-se com a beleza e com o visual. O tipo "Virtual", de 18 a 36 anos, valoriza grifes e exclusividade. Já os classificados como "Refil", tem 28 a 40 anos é mais liberal, não é fiel a marcas e optam por produtos com apelo esportivo e design arrojado. O "Metro", de 25 a 45 anos é vaidoso e consome roupas de grife.
Por último, o "Mega", de 36 a 55 anos, que privilegia o custo x benefício e prefere as lojas multimarcas pela praticidade. A maioria deles não dispensa o jeans com elastano ou strech que confere movimento e conforto.
Universo Infantil O segmento infanto-juvenil deve investir sempre em novidades, como lavagens e aviamentos diferentes para conquistar crianças e adolescentes cada vez mais exigentes e que vivem ligados em tudo: vídeo games, internet, celulares, Ipods, etc... Os desenhos animados e ídolos, como o grupo Jonas Brother´s, também influenciam no modo de vestir deste segmento. Segundo Telma, "o futuro está nas mãos deles". Então vamos investir nessa galera.
O Denim na lavanderia - Em sua palestra, Nelson Takeshi, coordenador da área de lavanderia da Texpal, abordou o desenvolvimento das lavanderias no segmento jeanswear. Segundo ele, no começo dos anos 70, quem quisesse modificar sua calça, tinha que se virar em casa. Mas a partir de 1974, as lavanderias começaram a utilizar alguns processos no jeans. "A lavanderia existe pelo consumidor, para satisfazer a vontade dele. E até hoje é assim", comentou Takeshi. Naquela época, os beneficiamentos giravam em torno do stone wash, tinturado e amaciado, em lavadoras, centrífugas e secadoras. Depois de 1995, as empresas foram adquirindo outros equipamentos como o laser, a prensa, estufas, etc... Em relação aos processos, o vintage, é um dos principais.
A busca pelo passado Yeda Amaral abordou a tendência vintage, em sua palestra, separando peças recuperadas, originais e as reproduzidas, com acabamentos que passam naturalidade, com forte processo de envelhecimento na fábrica.
Outro processo que anda fazendo sucesso é a artwork, com trabalhos de aplicações, bordados, pinturas, como se o jeans fosse uma tela em branco, pronto a ser transformado. Entre as lavagens, destaque para os amassados, enrugados e sombreados.
Tendências:
O lançamento do inverno 2009 pôde ser conferido no desfile e no show room apresentados no evento. Conheça algumas apostas.
_ Denim branco _ Délavé _ Listrados _ Xadrezes _ Blacks _ Enrugados _ Amassados _ Barras viradas _ Manchas esbranquiçadas _ Cintura alta _ Encerados _ Desgastes amarelados _ Bolsos deslocados _ Bigodes embaixo dos bolsos e atrás dos joelhos.
Por Vanessa de Castro - jornalista de moda
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