segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Senac SP e Covolan verão 2009


Em seu primeiro evento nacional, a Covolan Jeanswear, juntamente com a Glow Tecido Plano (empresa do mesmo grupo) apresentaram na quinta-feira, dia 14, as tendências para o inverno 2009. O evento que aconteceu no Senac, em São Paulo, superou as expectativas e contou com mais de 800 participantes, em sua maioria, profissionais da área de moda que puderam conferir as palestras da gerente de marketing da Covolan, Telma Mendonça que abordou a importância de se conhecer o cliente, de Nelson Takeshi da Texpal, com a evolução no tratamento do Denim e as influências que permeiam as coleções jeanswear com Yeda Amaral, consultora da área. Segundo Telma, as empresas precisam conhecer o seu consumidor e ouvir a necessidade do mercado através de pesquisas.
Mulheres determinadas Hoje há um novo perfil de mulheres que estão na faixa dos 36 aos 50 anos e que não aceitam mais peças caretas, modelagens antiquadas e que se inspiram no filme Sex and the City. Elas não compram uma marca qualquer e buscam qualidade, sem pensar no preço. "O Brasil está envelhecendo de uma forma jovem", afirmou Telma.
O homem e o fio elastano - Os homens da atualidade preocupam-se com a beleza e com o visual. O tipo "Virtual", de 18 a 36 anos, valoriza grifes e exclusividade. Já os classificados como "Refil", tem 28 a 40 anos é mais liberal, não é fiel a marcas e optam por produtos com apelo esportivo e design arrojado. O "Metro", de 25 a 45 anos é vaidoso e consome roupas de grife.
Por último, o "Mega", de 36 a 55 anos, que privilegia o custo x benefício e prefere as lojas multimarcas pela praticidade. A maioria deles não dispensa o jeans com elastano ou strech que confere movimento e conforto.
Universo Infantil O segmento infanto-juvenil deve investir sempre em novidades, como lavagens e aviamentos diferentes para conquistar crianças e adolescentes cada vez mais exigentes e que vivem ligados em tudo: vídeo games, internet, celulares, Ipods, etc... Os desenhos animados e ídolos, como o grupo Jonas Brother´s, também influenciam no modo de vestir deste segmento. Segundo Telma, "o futuro está nas mãos deles". Então vamos investir nessa galera.
O Denim na lavanderia - Em sua palestra, Nelson Takeshi, coordenador da área de lavanderia da Texpal, abordou o desenvolvimento das lavanderias no segmento jeanswear. Segundo ele, no começo dos anos 70, quem quisesse modificar sua calça, tinha que se virar em casa. Mas a partir de 1974, as lavanderias começaram a utilizar alguns processos no jeans. "A lavanderia existe pelo consumidor, para satisfazer a vontade dele. E até hoje é assim", comentou Takeshi. Naquela época, os beneficiamentos giravam em torno do stone wash, tinturado e amaciado, em lavadoras, centrífugas e secadoras. Depois de 1995, as empresas foram adquirindo outros equipamentos como o laser, a prensa, estufas, etc... Em relação aos processos, o vintage, é um dos principais.
A busca pelo passado Yeda Amaral abordou a tendência vintage, em sua palestra, separando peças recuperadas, originais e as reproduzidas, com acabamentos que passam naturalidade, com forte processo de envelhecimento na fábrica.
Outro processo que anda fazendo sucesso é a artwork, com trabalhos de aplicações, bordados, pinturas, como se o jeans fosse uma tela em branco, pronto a ser transformado. Entre as lavagens, destaque para os amassados, enrugados e sombreados.
Tendências:
O lançamento do inverno 2009 pôde ser conferido no desfile e no show room apresentados no evento. Conheça algumas apostas.
_ Denim branco _ Délavé _ Listrados _ Xadrezes _ Blacks _ Enrugados _ Amassados _ Barras viradas _ Manchas esbranquiçadas _ Cintura alta _ Encerados _ Desgastes amarelados _ Bolsos deslocados _ Bigodes embaixo dos bolsos e atrás dos joelhos.
Por Vanessa de Castro - jornalista de moda

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